Crianças que consomem coco de macaúba na merenda, quando falta a sardinha com arroz.
O teto da “escola” tem cupim na principal travessa, num local totalmente aberto e exposto, no meio de uma quinta, cercado de fezes de gado, bode, etc.
Um lençol velho dividindo a sala (quê sala?) da cozinha (quê cozinha?), onde possui dois filtros de barro totalmente expostos a ratos, morcegos, bactérias, etc, sem condições sanitárias adequadas.
Quando vi as condições sub-humanas em que aquelas crianças estudam, logo lembrei que o Prefeito responde acusação de ter desviado mais de 56 milhões de reais e anda de Hilux, Pajero, helicóptero e avião, possui grandes fazendas, tudo provavelmente comprado com o dinheiro público.
Lembrei também que a secretária de Educação do município tem duas S10 a sua disposição para ir para qualquer lugar.
Lembrei também que ônibus escolares são usados pelos aliados do prefeito para transportar “correligionários”, enquanto a criançada caminha mais de 02 km para assistir aula, pelo fato de não ter transporte adequado e suficiente.
Onde está o Conselho Tutelar nessas horas que não aparece? Onde se encontra o Ministério Público?
Revolta maior senti ao perceber que, além da omissão dos órgãos responsáveis, 2/3 da Câmara Municipal apóia, como diz o povo, “essa imundiça toda”.
Então, por um momento, coloquei-me no lugar dos pais que deixam seus filhos frequentarem uma escola dessas e por um instante sentei em uma das carteiras, regredindo ao meu tempo de estudante. Percebi que nunca passei por aquele sofrimento.
Ao perceber o tamanho da tragédia, naquele momento as lágrimas brotaram em meus olhos instantaneamente e chorei
3 comentários:
Essa é uma triste realidade dos municípios maranhense, em Cantanhede povoado ( Tambá tá pra cair), Pirapemas Hildenora uma escola na sede a maior. os professores disputam um apagador, não tem alimentação escolar os mais de 25 computadores estão mais de 3 anos guardados. Anajatuba, Matões de Norte, Itapecuru que conheço de perto não é diferenta que país é esse! É uma querra que não podemos perder, se perder são nossas crianças que morrem ou estão morrendo.
REDE DE DEFESA, NÚCLEO DE CANTANHEDE
Acabei de ler e comentar um artigo postado no Adital de um teólogo cearense com o título: " Procura-se um bom pastor." E remetendo-me ao Diário de Luta me deparo com uma realidade comum no Maranhão: Escola para pobre da "Zona" Rural tem, infezlizmente, como símbolo esta fotografia. Não nos acostumamos com isso. Esses assassinos da humanidade Maranhense, todos, os que roubam e aqueles que os mantém,
por maldade ou preconceito aos pobres, roubando como se nada estivessem acontecendo, irão ter o troco da militância da sociedade cívil. Não ficará ladão sobre ladão, todos serão devastado do Maranão pelo exercício efetivo da CIDADANIA.
SE NÃO ME FALHA A MEMÓRIA CERTA VEZ DISSE PITÁGORAS:"EDUCAI AS CRIANÇAS E NÃO SERÁ PRECISO PUNIR OS HOMENS" E MAIS, MONTEIRO LOBATO DISSE:"UM PAÍS SE CONSTRÓI COM HOMENS E LIVROS" PENA QUE OS GORVENANTES BRASIL ADENTRO NÃO DEEM OUVIDOS A PENSAMENTOS HISTÓRICOS QUE VALORIZAM A EDUCAÇÃO E SUA PRÁTICA EFICAZ, JOGANDO NOSSAS CRIANÇAS NA MARGINALIDADE CAUSANDO NAS MESMAS HORROR À ESCOLA, MISERAVELMENTE LHES PASSANDO DESDE CEDO ABANDONO, EXCLUSÃO E DESRESPEITO. TORNA-SE MAIS INTERESSANTE AOS QUE TEM O DEVER DE GARANTIR UM SISTEMA EDUCACIONAL DE QUALIDADE ENROLAR AO INVÉS DE ENSINAR, ROUBAR AO INVÉS DE INVESTIR, TRANSFORMANDO BENS PÚBLICOS EM PATRIMÔNIOS PRIVADOS-LADRÕES-
"TEREMOS UM PAÍS MAIS DIGNO QUANDO NOSSAS CRIANÇAS E JOVENS RECEBEREM UMA EDUCAÇÃO QUE LHES AJUDE A PENSAR E NÃO QUE LHES ENSINE A OBEDECER"
JOZIMAR BEZERRA
Postar um comentário