domingo, 4 de setembro de 2011

Luta do povo de Santa Luzia mostra: direito não se pede, direito se exige!

Em reportagem de capa da edição de hoje do Jornal Pequeno, 04 de setembro,  o jornalista Zema Ribeiro aborda a questão da estrada “fantasma” que liga a sede do município de Santa Luzia ao povoado Campo Grande, cuja distância é de 63 Km, passando por mais de 20 povoados, região da zona rural de grande produção agrícola.

No que seria o traçado da estrada vicinal, observou pontes caídas ou acabadas, crateras e encostas de morros em situação de desabamento, colocando toda a população em perigo permanente e em estado de isolamento.

No dia a dia, a população tem que fazer a mais cruel opção: ficar no mais completo e absoluto isolamento do restante do município ou tentar percorrer o trajeto correndo sério e iminente risco de vida.

O povo já fez de tudo para sensibilizar as autoridades públicas a construir a estrada. Cansado de tanta promessa, no seu jeito de sertanejo com alma de aço e envergonhado de tanto pedir, além do dia para dar conta e tanto sofrimento acumulado, tentou fazer à mão, o que ainda garantiu o mínimo de dignidade ante o descaso do poder público.

Sem perder a esperança, resolveu agir da única forma que as autoridades brasileiras ouvem o povo: manifestação, reivindicação, denúncia e pressão.

Do lado do poder público, existe um relatório, produzido pelo secretário municipal de Obras, Francisco Braide, em que atesta que as obras de recuperação da estrada estão praticamente concluídas, com 80% (oitenta por cento) do seu trajeto da estrada apto para a circulação de veículos e pessoas, informações prestadas através de ofício encaminhado ao Poder Judiciário de Santa Luzia, em julho passado, devidamente anexado aos autos da ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual.

A ação em tramitação teve início a partir de várias manifestações populares, tomando corpo em representação feita pelos Fóruns e Rede de Cidadania do Maranhão, ação coordenada pela Organização de Combate às Injustiças Sociais de Santa Luzia, integrante da articulação estadual, juntamente com diversas outras entidades da sociedade civil, Igrejas, sindicatos e associações comunitárias.

Na ação civil pública movida configura-se a ação do prefeito como “descaso proposital”.

Para o Ministério público todos os fatos levam a crer que não se trata da falta dinheiro para fazer a estrada, mas em omissão dolosa quanto  à vontade de fazê-la.

Além do jornalista, a caravana que percorreu o trecho contou com a presença de representantes de todos os segmentos da sociedade civil de Santa Luzia, da Coordenação Executiva dos Fóruns e Redes de Cidadania e do Promotor de Justiça da Comarca, Joaquim Ribeiro Filho, convidado pela população para verificar o fato além do que está escrito nos autos processuais.

Constatação: descaso, omissão dolosa, humilhação, desrespeito, sofrimento!

Agregado a esse fato e como desdobramento natural da investigação feita, o Ministério Público promoveu ação de improbidade movida contra o prefeito Márcio Rodrigues, requerendo a cassação do seu mandato, tendo como principal motivação dar conta do que foi feito dos R$ 720.000,00 (setecentos e vinte mil reais), repassados pelo Departamento Estadual de Infraestrutura – DEINT, através do convênio nº 047/2010, para realização de serviços de recuperação de estradas vicinais.

Mesmo pertencendo a partido adversário no campo estadual da atual governadora do Estado, o convênio acima firmado, no dia 01 de junho de 2010, no bolo das “farras dos convênios”, quase todos feitos meses antes das eleições estaduais, facilitou a vitória de Roseana Sarney em Santa Luzia, sendo que o representante do partido do prefeito, Jackson Lago, amargou o terceiro lugar.

Resultado na ponta dessa combinação de fatores: mais de 20 povoados isolados, com mais de seis mil pessoas privadas dos mais básicos serviços públicos, como educação, saúde, saneamento, trabalho e segurança.

Concretamente: pessoas morrendo sem assistência médica, gestantes carregadas em rede e dando a luz no meio do caminho, prédios escolares e postos de saúde abandonados, alimentação escolar que nunca se viu, pontes que se limitam a pedaços de madeira, agricultores sofrendo perdas incalculáveis em suas lavouras, transporte em caminhão “pau de arara”.

Apenas um pequeno retrato do sofrimento diário de um povo abandonado intencionalmente pelo poder público municipal.

Diante do que viu e ouviu, aguarda-se para os próximos dias a posição do Ministério Público quanto ao relatório do secretário municipal de Obras, mentira que tem pernas curtas e encontra o seu devido lugar no Código Penal, além da relutância do prefeito municipal em obedecer à ordem judicial, de fazer a estrada, dentro dos padrões estabelecidos em lei.

No meio disso tudo, uma grande vitória já se pode comemorar: o povo aprendeu a ocupar as ruas para reivindicar os seus direitos, a se reunir para agendar sua luta e a não abaixar mais a cabeça, em atitude servil que lhe foi ensinada, perante as autoridades.

Além disso aprendeu rápido a nova lição e já está ensinando para os demais: direito não se pede, se exige, se conquista na luta!

37 comentários:

José Atailson P dos santos disse...

Já havia lido no jornal pequeno sobre o assunto. Querem que aceitemos como normal essa tal CORRUPÇÂO. Não dá. A solução passa pelo crivo da luta social, da soberania popular e provocar as autoridades do MP e forenses no sentido de zelar pelo maior patrimonio do estado: a sua população. Julgar com rigor e rapidez esses casos de desvio de dinheiro público. Essa prática tem que acabar.Esses são é ladrão e lugar de ladrão é na penitenciária. Núc. da Rede da Cidadania de Pte. Vargas.

José/ OCCIS-SL/ Santa Luzia disse...

A descoberta dos R$ 720,000,00 de convênio celebrado entre governo do estado e prefeitura de Santa Luzia, desmascaramento da declaração absurda do Secretário de obras de Santa Luzia,afinal, quem leu esta matéria e a veiculada no jornal pequeno vê que as imagens falam por si só e os relatos do repórter testificam, in loco, sua veracidade,e, a decisão judicial favorável a contrução da estrada é fruto, como tão bem coloca a matéria, da organização social, pressão e exigência da efetivação de direitos.
É dizer não a falta de tranparência
e a acorrupção que assola este estado, e mater o povo organizado e de pé para exegir das "autoridades públicas" a aplicação correta dos recursos públicos.

Adriana disse...

parabéns a ong occes por organizar o povo da região do campo grande-santa luzia MA. E parabéns ao povo da região do campo grande por estarem lutando por seus direitos.

Adriana disse...

parabéns a ong occes por organizar o povo da região do campo grande-santa luzia MA. E parabéns ao povo da região do campo grande por estarem lutando por seus direitos.

adriana disse...

parabéns a ong occes por organizar o povo da região do campo grande-santa luzia MA. E parabéns ao povo da região do campo grande por estarem lutando por seus direitos.

adriana disse...

parabéns a ong occes por organizar o povo da região do campo grande-santa luzia MA. E parabéns ao povo da região do campo grande por estarem lutando por seus direitos.

Patricia Rabelo disse...

Parabéns para as entidades que apoiaram o povo da Região do Campo Grande na luta pelos seus direitos, em especial a ONG OCCIS que muito contribui.

Patricia Rabelo disse...

Parabéns para as entidades da Sociedade Civil organizada que apoiaram o povo da Região do Campo Grande na luta pelos seus direitos e em especial a ONG OCCIS que muito contribuiu com a organização.

Danilo / Santa Luzia disse...

Tenho orgulho de já ter trabalhado na ONG OCCIS, pois conheço um pouco de seu trabalho que por sinal é muito importante para a sociedade luziense.

Andrenilson / Santa Luzia disse...

Pra mim essa é uma tremenda injustiça. Desvio de dinheiro público é roubo tanto de dinheiro quanto de nossos direitos. Faz bem essas pessoas fazerem manifestações porque esse dinheiro que eles roubam vem de nosso suor.

Thaynara/Santa Luzia disse...

Eu acho interessante falar sobre o assunto,por isso o "prefeito" tem que arrumar a estrada do Campo Grande. As pessoas dessa região sofrem,por que a situação da estrada está precária.

WANDERLANE / SANTA LUZIA disse...

A luta do povo da região do campo grande tem o direito de comviver como ser humano a voz do povo é voz de DEUS.

José wilson disse...

A Região do campo grande precisa de uma nova estrada.

edilene/santa luzia disse...

O povo de campo grande pede ajuda
para fazerem a estrada, que de tanto não se preocuparem se tornou
um dos maiores comentário
de santa Luzia, e eu como Luziense tenho direito de comentar sobre
essa tragica corrupçâo, que tanto
prejúdicou nossa cidade e as estradas que o povo tanto precisa

juliana nascimento/santa luzia disse...

Cada cidadão têm que lutar por seus direitos.e nós,estamos vendo a luta desse povo ,em busca de seus direitos que cada um de nos possuimos.A região do Campo Grande estão sofrendo por falta de estrada,pois cada um de nos juntos
com esse povo devemos sair em macha pelas ruas exigindo os nossos direitos,

ADRIELE LIMA /SANTA LUZIA disse...

O povo de campo grande precisa de ajuda, pois a estrada dificulta a pasagem de quém vai de santa luzia para essa região.
o lamanto dos moradores é imenso, por que a dificuldade da situação
da estrada é precaria guando se trata de transporte. guando aduece uma criança, um idoso ou até mesmo uma gestante como fazer sem um tansporte? devemos ajuda de qual quer forma, pois toda ajuda é bem vinda.

vanessa/santa luzia disse...

A ESTRADA DE CAMPO GRANDE ESTÁ EM PÉSSIMAS CONDIÇÕES, E TODA A CARAVANA EXIGEM UM DIREITO DE CIDADÃO,E PôR EM PRATICA AQUILO QUE QUEREM:lutar pelos seus direitos....pois todo cidadão deve exigir o melhor para o lugar onde vivem....

rafael disse...

tem quer botar asfato na estrada presizamos manter a estrada limpas o promotor de justiça percorreram as estrada quer ligar o povoados do campo grande quer sede o municipio de santa luzia e viran mal codiçôes do carros passarem

zetty/santa luzia-ma disse...

vamos fazer valer, o que tanto prometeram!!!
estamos aqui hoje, não para falar sobre política,mas sim atrás dos nossos direitos,para sejam aproveitados enqunto haja temto,e não baixar a cabeça e dizer não á falta de tranparância...está de parabéns a ong occes por todo esse processo que ocorrido ao nosso povo luziense...

Tatiane/Santa Luzia-MA disse...

SABEMOS QUE PRA ESTA NESSA LUTA PRECISAMOS ESTA JUNTOS,POR ISSO ESTOU AQUI PRA DESEJAR MEUS PARABENS A ONG OCCIS POR ORGANIZAR O POVO DA REGIAO CAMPO GRANDE.

Natalia Costa/Santa Luzia-MA disse...

concordo com que o povo querem que que os gorvernantes tome providências das estrada da região do campo grande porque justiça nâo se pede se exige e povo de santa luzia esta junto com voçês...

Daniela/Santa Luzia-MA disse...

Todos nois devrmos luta para fazer valer apena os nosos direitos e deveres como sidadãos e è por isso que a ONG OCCIS esta aqui para Nós agudar na luta contra este problema que anda afetando o estado do Marannhão inclusive a regiao do campo grande.

thiago uchôa/santa luzia-MA disse...

É DIZER NÃO A FALTA DE TRANPARÊNCIA
E A CORRUPÇÃO QUE ASSOLA ESTE ESTADO, E MATER O
POVO ORGANIZADO E DE PÉ PARA EXEGIR DAS "AUTORIDADES PÚBLICA" A APLICAÇÃO CORRETA DOS
RECURSOS PÚBLICOS.

Wycktor Gabriel/Santa Luzia-MA disse...

NO CAMPO GRANDE NÃO TEM ESTRSDA O O PREFEITO DE SANTA LUZIA-MA NÃO FAZ ESTRADAS PARA OS POVOADOS ELE SÒ FAZ PARA À SEDE PORQUE È ONDE ELE MORA ELE NÃO QUER PASSAR VERGONHA DOS CONVIDADOS QUE VÃO Á SUA CIDADE, ATÈ MEU AVÔ JÀ FOI RECLAMAR NA CASA DELE POR FALTA DE ESTRADA ATÈ MESMO NOS BAIRROS, PARABÈNS ONG OCCES POR ORGANIZAR O POVO DE CAMPO GRANDE PARA LUTAR PELO DEREITO DE TODOS OS CIDADOES LUZIENSE.

Dhonyson/Santa Luzia-MA disse...

EU ACHO UMA INJUSTIÇA. ESSE DESVIO DE DINHEIRO,ISSO NÃO PODE PASSA DISPECEBIDO.TEMOS MESMO É QUE PROCURA POR NOSSOS DIREITOS POR QUE ESSE DINHEIRO ROUBADO SAI É DO NOSSO BOLSO.
PARABENS A OCCIS POR ORGANIZA O POVO E LUTA PELO DIREITOS DE CIDADÃOS QUE TODOS NOIS TEMOS.

Fláia Sousa/Santa Luzia MA disse...

O POVO DO CAMPO GRANDE JÁ ESTAVÃO CANÇADOS DE ESPERAR POR ESTRADAS MELHORES ATÉ QUE RESOUVERAM LUTAR POR SEUS DIREITOS...
ESSA CORRUPÇÃO TEM QUE ACABAR POIS O DIREITO DO CIDADÃO É LUTAR E VENCER.COM A AJUDA DA ONG OCCIS O POVO DA REGIÃO DE CAMPO GRANDE VAI TER ESTRADAS BOAS E UM BOM ATENDIMENTO, ISSO É O QUE PROMETE O PREFEITO DR:MARCIO RODRIGUES POIS NEM TUDO O QUE É PROMETIDO É COMPRIDO...
AGORA VAI SER COMPRIDO GRAÇAS A ONG OCCIS E OS FORUM DE REDES SOCIAIS DO MARANHÃO...

Cleane Vieira/Santa Luzia-MA disse...

O Assessor Jurídico e o Monitor dos forós e redes de cidadania do Marahão, padres da paróquia Santurio de Santa Luzia,percorrem por toda a extensão da estrada que ligam os povoados da Região do Campo Grande a sede do município de Santa Luzia-MA.O povo do Campo Grande constata a situação em que se encontra a estrada, cerca de 300 pessoas participam de Audiencia Pública convocada pela ONG OCCIS contendo representantes de todos os povoados da citada Região.
Direito não se pede, se exige.
Mas para que as conquistas continuem acontecendo é preciso continuarmos todos juntos e organizados fazendo lutas coordenadas e intencionadas.

"Para garantir os direitos, luta sem trégua!"

Glauciane Bezerra/Santa Luzia disse...

Eu como cidadã luziense sinto-me muito honrrada por constatar o grande esforço e perseverança dos habitantes do povoado Campo Grande, por sua luta incansável para somente caminhar por uma estrada bem organizada e sem buracos, para muitos um problema fácil de resolver, infelizmente para eles um grande problema que somente com a força e a união de todos conseguiram vencer esse grande desafio.

celijane.s.s/santa luzia ma disse...

Gostaria de parabenizar a população de campo grande por está lutando pelos seus direitos ,coisa que a sede deixou de lutar a muito tempo.eu como moradora dessa cidade me sinto envergonhada com tanta corrupção.

roseana/santa luzia disse...

Gostaria de parabeniza os moradores do povoado campo grande por ter coragem de luta por seus direitos coisa que os moradores de dentro da cidade não tem coragem de fazer.
Eu como moradora desta cidade me sinto envergonhada em dizer que moro nessa cidade,

MAIS UM NA LUTA/SANTA LUZIA-MA disse...

A reaçao do pessoal da regiao do campo grande é uma reaçao digna dos seus direitos.
Pois se eles nau estivessem lutando pelos seus direito quem iria lutar por eles? entao é por isso que dizem quem calça o sapato é que sabe onde ele aperta.
As organizaçoes de forum do estado do maranhao junto com a ONG OCCIS estao de parabens por essa atitude de vencedores.
PARABENS POR ESSE MARAVILHOSO TRABALHO PRESTADO AO POVO DA REGIAO DO CAMPO GRANDE.

gehones barreto disse...

Só nos resta uma coisa em santa luzia... É nos lamentamos pois, nossa cidade fica cada vez mais decadente ou despresada do acopanhamento do estado e da justiça ! Pois vereador em santa luzia nao fiscaliza dinheiro publico e tâo pouco se preocupa com seus eleitores .
Aquir vivemos por conta da consiência dos politicos, agora vejam a situaçao…. contar com consiencia politica! Nao é uma paródia, é uma parada.

O povo está cobramdo das autoridades competentes seus direitos, pois também são contribuintes e pagam impostos como todo cidadâo brasileiro. Cabe agora a justiça fazer valer os direitos: IR E VIM,SAÚDE,EDUCAÇÃO,SEGURANÇA,DIGNIDADE HUMANA, ETC...Nestes povoados como nos de todo municipio de santa luzia, estes direitos estâo sendo violados de forma direta sem a menor vergonha ou medo de nâo envertir os recurssos repassados mensalmento pelo governo federal e estadual.
Santa luzia recebe mais de 80 milhôes por ano em repasse. Além destes valores federais, tem ainda os municipas e estaduais, que são: ALVARÁS,IPTUS,ISS,IPVAS,LICENSSAS,ETC ETC ...Ainda tem as EMENDAS PARLAMENTARES estaduais e federais,os CONVÊNIOS...é tanto dinheiro, que com certeza se houvesse boa vontade politica daria com folga de fazer valer o direto do povo.
O pior é ainda tem autoridades que não conhecem as nessecidades da cidade e julga contra os direitos do povo.

Parabens DR.JOAQUIM RIBEIRO JUNIOR,(Promotor de justiça de st luzia ma) pela sua coragem de receber a denucia das instituições que fazem valer os direitos do povo. Estas imagens desta denuncia foram presenciadas pelo representante do ministerio publico de santaluzia.

Parabens OCCIS, pela determinaçao de lutar pelos nossos direitos.

Parabens Jornal pequeno pela ajuda e pelo compromisso com democracia deste estado, atravéz da imparcialidade,seriedade,e principalmente não servindo a enteresses politicos dos mandadatários politicos do maranhâo.

POVO ORGANIZADO... LUTA E VENCE ! Este foi o grito da população da regiâo do campo grande.

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL/CDL DE ST LUZIA MA- GEHONES BARRETO

ANTONIO/SANTA LUZIA/MA disse...

Vamos fazer valer, o que tanto prometeram!!!
Estamos aqui hoje, não para falar sobre política, mas sim atrás dos nossos direitos Parabéns para as entidades que apoiaram o povo da Região do Campo Grande na luta pelos seus direitos, em especial a ONG OCCIS que muito contribui.

LARA-SANTA LUZIA disse...

EU ACHO QUE A PREFEITURA DE SANTA LUZIA DEVERIA COLOCAR PELO MENOS PISSARRA PARA FICAR MELHO A PASSAGEM DE CARRO NAS LADEIRAS POR QUE CADA VEZ MAIS ESTA FICANDO PIOR.

Anônimo disse...

A cidade de Campo Grande estar de parabens por estar reclamando dessa dessa obra.........

ARTE disse...

OS LUZIENSES ESTÃO DE PARABÉNS POR ESSA ATITUDE TOMADA, DE IR A LUTA POR SEUS DIREITOS SÓ ASSIM IRÁ INCENTIVAR OUTROS GRUPOS A FAZEREM O MESMO.

Anônimo disse...

VAMOS CONTINUAR GENTE LUTANDO POIS CABE A CADA UM TER UMA VIDA ONDE A SUA EXISTÊNCIA POSSA SER NOTADA ATE AQUI NUNCA FOMOS,AGORA SIM SABEMOS E TEMOS QUE CADA VEZ MAIS PROCURAR SABER DE TUDO POIS DE NADA INTERESSA PARA OS NOSSOS REPRESENTANTES SERMOS CONHECEDORES DOS NOSSOS DIREITOS.AINDA BEM QUE DESCOBRIMOS, AINDA HA TEMPO PARA QUE NUNCA MAIS VENHAMOS A TER SAUDADES DESTE PASSADO CRUEL.OBSERVEI OS COMENTÁRIOS DOS AMIGOS MAIS POSSO RESSALTAR O SEGUINTE NÃO ADIANTA AGRAVAR QUEM ESTAR NO GOVERNO E SIM SABER ESCOLHER, POIS ATE AGORA NUNCA TIVEMOS UM ADMINISTRADOR COM INTERESSE PELA NOSSA CIDADE LEMBREM DE QUEM ESTEVE LA!ESSE NEGOCIO DE GRUPO NÃO CAIAM NESSA ISTO RIA POIS ATE AQUI SÓ ENTRARAM PESSOAS COM O INTERESSE NO DINHEIRO SEM NENHUM COMPROMISSO COM O POVO QUE PENA!!!