quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Para garantir os direitos, luta sem trégua!


Mais de 6 mil moradores dos povoados da Região do Campo Grande, município de Santa Luzia-MA, amargam sofrimento diário pela falta de estrada e pelo abandono intencional pelo poder público municipal.


A estrada nunca foi feita dentro dos padrões legais de uma estrada vicinal. Some-se a isso a ausência de recuperação após o período chuvoso. O que resta agora são crateras, restos de pontes de madeira que podem cair a qualquer momento e ocasionar danos irreparáveis.

“Pinguelas” substituindo pontes que já caíram. “Puaca” (pó de terra solta que faz muita poeira) no inverno fica ainda pior, pois além das crateras vem o lamaçal.

Córregos aumentam o volume de água e como em muitos deles já não existe mais pontes, o resultado é o isolamento absoluto.

Consequências: colégios interditados, alunos estudando em barracões de madeira, ausência de alimentação escolar na maioria dos dias letivos, alunos transportados em carros inapropriados, chamados de “pau-de-arara”, ausência de água potável para idosos, doentes e até mesmo para recém-nascidos.

E não param por aí: equipes do Programa Saúde da Família (PSF) abandonadas por falta de técnico de enfermagem, enfermeiros, médicos e medicamentos; programas sociais do governo federal que não atendem suas finalidades, por não chegar aos moradores da região e  não escoamento da produção dos pequenos e médios agricultores aumentam o drama.

E tem mais: pessoas doentes carregadas em rede nos ombros de homens em buscar de socorro médico, mulheres que dão a luz no meio do tempo, quando são carregadas em redes; pessoas que morrem ainda na estrada, pois, além do sofrimento, se torna quase inútil a tentativa de retirá-las do lugar na rede, devido à distância e a dificuldade, fatos que configuram a tragédia.

Constatação clara: descaso, omissão dolosa, humilhação, desrespeito, sofrimento!

Quem irá pagar por isso?

Existem culpados, já identificados e reconhecidos pelo povo, resta agora a tomada de decisão pelas autoridades, como parte da reparação do mal feito!

Por estes e outros motivos é que afirmo, enquanto presidente da ONG OCCIS – Organização de Cidadania e Combate as Injustiças Sociais de Santa Luzia e coordenador do Fórum de Integração das Lutas Populares em Defesa dos Direitos Humanos do Vale do Pindaré, estive e estarei na luta com o povo do Maranhão em prol da efetivação de direitos.

De modo especial afirmo que lutaremos ao lado do povo da região do Campo Grande sem trégua, tanto para que seja construída a estrada e garantidos os direitos, quanto à punição exemplar do atual o Prefeito de Santa Luzia, Márcio Rodrigues, e todas as autoridades públicas que de alguma forma violaram ou compactuam com a violação de direitos do povo.

Geovane da Silva Lima
Organização de Cidadania e Combate as Injustiças Sociais de Santa Luzia
Fórum de Integração das Lutas Populares em Defesa dos Direitos Humanos do Vale do Pindaré

10 comentários:

Anônimo disse...

EU DIMAS DOS SANTOS, MONITOR DAS REDES E FORUNS DE CIDADANIA, TAMBEM ESTIVE NA REGIÃO DO CAMPO GRANDE E CONSTATATEI A ENORME QUANTIDADE DE VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS IMPOSTA A NOSSO POVO QUE ALI VIVE. O SIMPLES DIREITO DE IR DE VIR É NEGADO PARA AQUELAS PESSOAS. ISSO DESPERTOU NO POVO UMA ENORME FORÇA DE LUTAR. COBRAREMOS DAS AUTORIDADES COMPETENTES, SEM TRÉGUA, A DEFESA DO DIREITO DE CADA CIDADÃO E CIDADÃ DA REGIÃO DE CAMPO GRANDE. AS REDES E FORUNS DE CIDADANIA DO MARANHÃO ESTÃO NA LUTA PARA GARANTIR O DIREITO DO NOSSO POVO.

DIMAS DOS SANTOS

José Atailson P. dos Santos disse...

ESTAMOS SOLIDÁRIOS AO POVO DE COMPO GRANDE E FIRMES NA LUTA DENUNCIANDO ESSES CASOS DE INJUSTIÇAS DE FORMA COLETIVA E ARTICULADA. ACREDITAMOS NA FORÇA DO POVO QUE LUTA, QUE SE ORGANIZA, QUE MARCHA NAS RUAS, QUE DENUNCIA PUBLICAMENTE, QUE PROVOCA E PRESSIONA AS AUTORIDADES.AS AUTORIDADES DEVEM TRABALHAR PARA BEM SERVIR A SOCIEDADE E NÃO SE SERVIR DOS RECURSOS PÚBLICOS COMO SE FOSSEM PRIVADOS. ESTAMOS REVERTENDO ESSA SITUAÇÃO PRA VALER. NÚCLEO DA REDE DE DEFESA DA CIDADANIA DE PTE. VARGAS.

Chico Bezerra / Campo Grande - Santa Luzia-MA disse...

Eu Francisco Bezerra de Araújo (popular Chico Bezerra), afirmo, que sou morador do Campo Grande a 50 anos e posso confirar que não temos estrada que possamos andar sem correr risco de vida, muitas das pontes já caíram e outras estão prestes a cair, chegando no Campo Grande tem uma ponte de aproximadamente 15 metro, mas seria necessário acrescentar pelo menos mais 40 metros de ponte para resolver o problema porque no inverno mesmo com a ponte de 15 metros que lá está, nós precisamos nadar aproximadamente 100 metros.
Por isso: no período chuvoso não vai Enfermeiros, não vai médico, não tem medicamento no posto de Saúde, no verão raramente vai enfermeiro até o Campo Grande mais não leva medicamento suficiente, sem qualquer estrutura não pode fazer quase nada.
não temos água potável a 8 anos o vento sacou a tampa da caixa d água e a mesma quebrou, sendo que a caixa d água está 8 anos a céu aberto, já aconteceu de populares vê urubu banhar dentro da água da caixa que é a mesma que o povo bebe.
Na educação só temos no Campo Grande até a oitava série, quando uma turma termina a oitava série os pais levam os filhos para a roça e as filhas na maioria das fezes vão quebrar coco, estudo que é bom fica só nos desejos.
Quantas crianças dos nossos povoados poderiam ser doutores, advogados, promotores, juízes ou ter outra boa profissão e não podem nem sonha com isto já que não tem a oferta do estudo,nem mesmo do ensino médio.
O povo da Região do Campo Grande estar na luto e vai continuar até os direitos acontecerem na pratica, começando pela estrada.

virginia disse...

QUANTAS VIDAS PRECISAM SER SACRIFICADAS PARA QUE AS AUTORIDADES REALMENTE RESOLVAM CUMPRIR SEUS DEVERES, AQUELES QUE SÃO OMISSO DIANTE DE TANTAS MAZELAS SÃO TAMBÉM RESPONSÁVEIS POR ELAS CONTINUAREM ACONTECENDO.A POPULAÇÃO DE CAMPO GRANDE ESTÁ DE PARABÉNS EM NÃO PERMITIR QUE ISSO CONTINUE ACONTECENDO E NÓS DA REDE DE DEFESA AFIRMAMOS QUE NÃO DAREMOS TRÉGUA AO PODER JUDICIÁRIO ATÉ QUE A JUSTIÇA REALMENTE ACONTEÇA. É BEM CLARO NA CONSTITUIÇÃO, QUE TODO CIDADÃO TEM DIREITO DE IR E VIR, DIREITO A ATENDIMENTO MÉDICO , DIREITO A EDUCAÇÃO, DIREITO DE VIVER. É VERÍDICO QUE ESSE DIREITO ESTÁ SENDO VIOLADO EM SANTA LUZIA E NA MAIORIA DOS MUNICÍPIOS DO MARANHÃO E DO NOSSO PAÍS.ENQUANTO PROMOTORES, JUÍZES FICAM SÓ DESCANSANDO EM SUAS SALAS COM AR CONDICIONADO BEBENDO ÁGUA MINERAL A POPULAÇÃO FICA A MERCÊ DA SORTE.ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA DE ISSO ACABAR POR ISSO CONTINUAREMOS LUTANDO.VIRGÍNIA, REDE DE DEFESA NÚCLEO DE CODÓ.MA

adryanna disse...

Esse prefeito é mão de vaca, precisamos ir todos a luta, olha só o que esta acontecendo com a região do campo grande,só que esse prefeito não ta vendo isso, pois somos nós que devemos garantir o futuro da nossa cidade, vamos todos a luta queremos justiça, o povo da região campo grande quer justiça, tomara que essa justiça seja feita......

ANTONIA JÉSSICA/SANTA LUZIA-MA disse...

A REGIÃO DO CAMPO GRANDE MERECE NÃO SÓ A NOSSA ATENÇÃO COMO TAMBÉM Á DOS POLITICOS. DEVEMOS LUTAR POR DIREITOS QUE TODOS TEMOS COMO CIDADÃOS.

tatiane-santa luzia disse...

Devemos ter mais respeito aos seres humanos,pois somos todos iguais todos nós devemos ter direito de de um lugar melhor de se viver...tatiane

tatiane-santa luzia disse...

nós de santa luzia pedimos socorro pelas tragédias que acontece a cada dia que passa.isso é uma vergonha tudo isso acontecendo o que diz ser prefeito não faz nada.que vergonha hein!

carliane-santa luzia disse...

o povo maranhese estão indo de mal a pior,porque o que diz ser prefeito, pra nos de santa luzia isso e uma ilusão, de ter prefeito tem mais não faz nada so apenas poza de prefeito.vamos acabar com grande pozi do prefeito,e vamos lutar por nossos direitos.o povo dos interiores sofre muito sem ter carros pra lhe transporta.tem muito que esta doênte e não tem carro por causa das estradas,vam nas redes o povo levando.

joao neto disse...

o prefeito de santa luzia-ma recusouu-se a dar um direito que e caboido a povo mais o povo se reunil e vençel isto e pra mostrar q a uniao faz a força
o povo unido ja mais serao vensido e e desepsionante que ainda haja isso em nosso pais
prefeitos como dr marçio rodrigues e oseias
coruptos
mais a estrada vai ser feita nao prq o prefeito que mais sim prq o povo se reunio