terça-feira, 1 de novembro de 2011

Em Carutapera professor faz roteiro e distribuição de filme com cenas de violência sexual


No dia 29 de setembro de 2011, o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do AdolescentePe Marcos Passerini (CDMP) recebeu do Conselho Tutelar de Carutapera denúncia referente à prática de violência sexual contra adolescentes dentro da quadra esportiva “Augusto Silva” daquele município. De acordo com informações prestadas pelo Conselho Tutelar local, o professor de Educação Física, JOSÉ CLODOMIR COSTA FERREIRA, teria obrigado dois adolescentes de 12 e 14 anos a praticarem ato sexual, induzindo-os a realizarem atos libidinosos (através da prática de sexo oral). O fato foi presenciado por mais de vinte testemunhas entre crianças e adolescentes que estavam naquele espaço.

Não bastasse a violação dos direitos humanos destes adolescentes e a absoluta ausência de qualquer atitude pedagógica, instigando as demais crianças e adolescentes presentes a presenciarem o ato, inclusive oferecendo dinheiro para os mesmos. O fato se torna mais hediondo devido o registro pelo celular feito pelo próprio professor, sendo que este registro caiu em domínio público, por meio da difusão do conteúdo para outros aparelhos, com divulgação das imagens no interior de um órgão público, a Prefeitura Municipal de Carutapera, fato que também está sendo investigado pela Delegacia de Polícia daquele município.

De acordo com o apurado pelo CDMP, a violação de direitos foi encaminhada ao Conselho Tutelar e o mesmo tomou as medidas legais cabíveis. Acresce que a falta de um posicionamento mais contundente por parte da prefeitura municipal, especialmente por meio da Secretaria Municipal de Esportes, causou legítima indignação em vários pais e famílias do município que, indignados com a atitude do poder público diante da gravidade do caso, lançaram a nota uma repúdio, pois até o presente momento o secretário municipal de esportes, Edmilson Rodrigues, nada fez em relação ao caso.

O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, ciente de sua missão, já encaminhou a denúncia à Procuradoria Geral de Justiça, Secretaria de Estados de Direitos Humanos, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Delegado Geral do Estado, Ouvidoria de Segurança Pública e ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. Também se solidariza com estas crianças e suas famílias e chama a atenção para a necessidade de uma postura realmente comprometida com a promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, conforme assegura a Constituição Federal no seu artigo 227. Eis a íntegra da nota:

NOTA DE REPÚDIO

Nós, Pais, vimos a público manifestar nossa indignação com  a atitude de violação de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em Carutapera-MA, feita na quadra esportiva Augusto Silva, no  dia 29/09/2011 no horário das 19 às 20:30hs.

Atitude esta em que o professor, Juiz de Paz e treinador da Associação Esportiva Portuguesa chamado José Clodomir Costa Ferreira usou de atos de Pedofilia durante os treinos da sua equipe de Crianças e Adolescentes na faixa etária de 9 a 12 anos. Promovendo atos libidinosos entre dois adolescentes de 12 e 14 anos, inclusive filmando com um celular, instigando as demais crianças, adolescentes e adultos a gritarem e ao mesmo tempo oferecendo dinheiro para os mesmos praticarem sexo oral. A divulgação ocorreu dentro de um órgão público, a Prefeitura Municipal de Carutapera-MA estendendo-se para outros celulares.

A questão da divulgação e da veiculação dentro de um órgão público causou constrangimento a todos, Crianças, Adolescentes, Pais e Responsáveis, pois o conteúdo da gravação deixou toda a população preocupada e os divulgadores são professores e formadores de opinião.

O que nos deixa indignados é que este indivíduo se diz professor ocupando uma função dentro da secretaria de educação, treinador de uma associação esportiva de Crianças e Adolescentes e Juiz de Paz da Comarca de Carutapera-MA.

Por essa e por outras nós não permitiremos que estas violências cometidas contra as nossas Crianças e Adolescentes permaneçam impunes e daremos voz e luta ao nosso sofrimento.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CDMP.

10 comentários:

Anônimo disse...

Os bandidos estão infiltrados em todos os lugares, lobos em pele de cordeiro como o covarde que fez esse ato.
Sou professor de Belágua-MA, tenho orgulho da minha profissão mas lamento que hajam esse tipo de gente sendo professor! Sem dúvida ele não é digno da profissão e deve ir para a cadeia pois lá é o lugar de bandido.
O povo precisa entender que é denunciando assim que vamos separar o joio do trigo.
Ivan Sousa, Belágua-MA

Antonio Celso disse...

A violação sofrida por estas crianças, não pode ficar sem punição. Esse professor, se é que podemos chamá-lo assim, merece cadeia das bravas, para poder pagar por esses crimes e servir de mulherzinha na prisão. Antonio Celso, Codó

Anônimo disse...

não podemos julgar as pessaos sem conhcer-lá lamento pela pessaos que fizeram seu depoimento e não sabe realmente a verdade saiba que a verdade sempre aparece, sim ele é digno da profissão dele.

Anônimo disse...

sou mãe de aluno que estuda com ele há 11 anos,tenho admiração do seu trabalho acredito em sua inocência e espero que seja provada e conheço o desempenho do mesmo para com os adolescentes e jovens que com ele estudam na escolhinha de futebol. inclusive mãe que acusa-o agora colocou seu filho para ajuda-lo o qual por varias vezes falou que agradecia pela melhora que tinha acontecido. hoje meu filho treina na tuna luso de belém e o professor me disse quando eu o agradeci que o trabalho era dele + o mérito era do meu filho
rosinete costa ferreira-carutapera-ma rosinetecostaferreira@hotmail.com

Anônimo disse...

NÃO DIGAM ISSO ESSAS PESSOAS Ñ SABEM O QUE DIZEM ,POIS Ñ CONHECEM CLODOMIR,É ALGUEM QUE ESTAR SENDO ACUSADO INJUSTAMENTE,ALGUEM QUE SEMPRE QUIZ O BEM DE TODOS SEUS ALUNOS ,QUE SE ESFORÇA PARA LEVAR O ESPORTE A TODOS,IMCLUSIVE SOU SUA ALUNA E SEI QUE ELE É UMA ÓTIMA PESSOA,E SEI QUE Ñ EXISTE PROVAS CONTRA ELE,TUDO ISSO Ñ PASSA DE UMA MENTIRA ,E SE VOCE TEVE CORAGE DE POSTAR SEU COMENTARIO ,QUERO VER CORAGEM P/ POSTAR O MEU.KAROL,CARUTAPERA,KAROLOVEPINK@HOTMAIL.COM

Anônimo disse...

Tudo isso é pura demagogia, queria ver se fosse o filho ou a filha menor de idade de vocês que algúem induzisse a fazer sexo oral em alguém, se vocês estariam dando apoio ao maníaco. Ele mesmo se acuzou com a gravação do celular que fala por sí só.



São Mateus-Ma
ldefranca@oi.com.br

Anônimo disse...

AMIGO COMO POSSO LHE CHAMA:Preserva-te contra semenhantes desequilibrado,pessaos que não sabe o que diz.As vezes fico sabendo que poucas pessaos mesquinhas falam mal a respeito de uma pessoas que não faz mal a ninguém e sim o bem a sociedade, pessoas mal amadas tentando caluniar com falsas denuncias.Clodomir quando essas calunias acontecer não deixe abalar.Por que realmente,a vida tem valor,e que você tem valor diante da vida.Levante a cabeça e siga.Por que nem jesus agradou a todos...

Anônimo disse...

muitas pessoas sobreavaliam aquilo que são e subavaliam o que são,não se entristece diante dos obstaculos se algum dia alguém lhe disser que seu trabalho não é de um profissional.Lembre-se:amadores construíram a arca de noé,é profissional o titanic.Nem jesus agradou a todos, porque você vai ter que agradar a todos.Levante a cabeça e siga em frente com o seu trabalho e não liga para as pessoas desequilibradas e mesquinhas.EU Acredito na sua inocência.

José Atailson, José Ribamar Lisboa e José Ribamar Garcia... disse...

Pedofilia é crime. Neste caso específico, as denúncias devem ser rigorosamente apuradas, caso comprovadas, aplicar os rigores da lei. Crimes contra crianças e adolescentes devem ser punidos exemplarmente.Redes e Foruns da Cidadania do MA. Núcleo de PV.

Anônimo disse...

Tudo isso é pura demagogia, queria ver se fosse o filho ou a filha menor de idade de vocês que algúem induzisse a fazer sexo oral em alguém, se vocês estariam dando apoio ao maníaco. Ele mesmo se acuzou com a gravação do celular que fala por sí só.