CONGRESSO

terça-feira, 14 de junho de 2011

Improvisação: hospital público montado em estádio de futebol

Edição do dia 13/06/2011
13/06/2011 14h12 - Atualizado em 13/06/2011 14h13
Reportagem: Alex Barbosa – Icatu/Ma
Hospital é montado em vestiário de estádio no interior do Maranhão

Há seis meses, o hospital foi improvisado no estádio de futebol de Icatu. Hospital da cidade está fechado para reformas desde o começo do ano.
Para ver o vídeo, clique aqui

Estádio de futebol é local onde são realizados shows ou lugares que viram abrigo de desabrigados de enchentes.

Entretanto, em Icatu, no interior do Maranhão, o vestiário do estádio da cidade virou um hospital improvisado há seis meses.

“Foi tudo adaptado para os pacientes”, diz a diretora administrativa Sheila Furtado.

Adaptado com leitos pertinho dos mictórios. A sala de raio-x, que deveria ser protegida por conta da radiação, tem uma porta de madeira.

Faltam colchões, há camisetas no lugar de fronhas, toalhas velhas em vez de lençóis. As fichas médicas ficam amontoadas numa despensa.

A higiene também pede socorro, o chão está todo sujo. “Isso é uma vergonha, não tem estrutura para receber nem uma pessoa. Ninguém”, reclama um paciente.

Na lavanderia é possível encontrar roupas estendidas, lençóis. Um antigo banheiro virou lugar de levar roupas, inclusive dos pacientes.

A cidade até tem um hospital de verdade (foto), que está fechado para reforma desde o começo do ano. “A previsão é que o hospital seja reaberto em julho de 2011”, confirma Walber Lima, secretário municipal de Administração.

Enquanto isso, a torcida dos moradores é pra que esse jogo vire o mais rápido possível.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esses gestores deviam ter vergonha de tratar a população desse jeito, será que eles querem ser atendido em um hospital improvisado. Duvido!

Rede de defesa/nucleo V. Grande
Márcia Natalina