sexta-feira, 27 de maio de 2011

Enfim, a luz!

Na manhã de ontem, o último castelo da idade média ainda existente e em funcionamento no Estado do Maranhão, reduto das forças aliadas da já derrotada monarquia, sofreu o primeiro ataque das forças republicanas do país.

Notícias do campo de batalha dão conta de que, perto de completar 122 anos de existência, as forças republicanas, cumprindo o papel constitucional de polícia judiciária da União, movimentam-se no sentido de ocupar o Maranhão e incorporá-lo de vez à federação.

Ao cumprir carta de ordem subscrita pela Corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Eliane Calmon, as forças de segurança federais buscaram e apreenderam, no gabinete de um desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, informações de suma importância contidas em HD’s de computadores, bem como documentos e outras provas.

Tudo indica que se trata do desembargador Jaime Ferreira de Araújo, com processo administrativo em tramitação no CNJ, acusado de assediar uma das candidatas, durante a realização das provas orais do concurso para o cargo de Juiz de Direito.

Contra o desembargador Jaime Ferreira, pesa ainda representação formulada pela Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Maranhão, em que a instituição requer ao CNJ a instauração de procedimento administrativo para verificar se o magistrado é realmente sócio e exerce cargo de administração na Clinica Eldorado, conforme se pode constatar na certidão expedida pela Junta Comercial do Maranhão (Jucema), o que afronta o art. 36 da Lei Orgânica da Magistratura.

Na semana passada, o CNJ já havia feito uma inspeção nos gabinetes de uma desembargadora e de um desembargador, recolhendo documentos e processos com tramitação no Tribunal do Maranhão, a fim de serem juntados a procedimentos administrativos instaurados naquele conselho.

Esquecido há muitos anos nas mãos das forças monarquistas, analistas comentam que o cerco está se fechando no Maranhão, apesar da enorme resistência dos medievais.

Quanto à duração da guerra, observadores internos e externos afirmam, sem titubeio, ser esta apenas a primeira batalha, que só nos próximos dias se saberá ao certo se será guerra prolongada ou não.

Para a população maranhense, contudo, largada ao deus-dará durante anos pela República e submetida ao jugo das forças do atraso, não existe outra saída possível, senão o rendimento incondicional dos monarquistas.

Espera, por conseguinte, que os mesmos sejam destituídos dos cargos que ocupam, seja proclamada, mais uma vez, a república em nosso solo, perante todo o povo reunido, com a apuração devida dos fatos que levaram o Maranhão ao atraso, à pobreza e à miséria, indicadores que lhe dão hoje o título vergonhoso de pária da pátria.


Fonte: quadro retrata a queda da bastilha, um dos acontecimento mais importantes da Revolução Francesa, em que as forças monarquistas e medievas foram derrotadas pelos republicanos.

7 comentários:

Anônimo disse...

De fato, no dia em que esses pilantras forem destituídos dos cargos que ocupam. O nosso povo vai acreditar que a república seja mais uma vez proclamada em nossa terra e dizer ainda, que a nossa luta valeu a pena!

Márcia Natalina
Rede de Defesa/núcleo V. Grande

Anônimo disse...

NA MEDIDA EM QUE O MOVIMENTO SOCIAL AVANÇA, OS OPRESSORES NECESSARIAMENTE TÊM QUE RECUAR. NÓS ESTAMOS AVANÇANDO E TODAS AS FRENTES DE CORRUPÇÃO VERÃO SEUS EXERCITOS( PEQUENOS) SEREM ANIQUILADOS PELO PODER DA JUSTIÇA.QUANTOS OPRESSORES DEVEM ESTA NESTE MOMENTO COM FORTES PREOCUPAÇÕES, POIS SABEM QUE NÃO CUSTARÁ MUITO, SERÃO ELES O ALVO DAS FRENTES DE JUSTIÇA.
"NA LUTA POR JUSTIÇA, CONSTRUINDO CIDADANIA"
DIMAS DOS SANTOS - MONITOR DAS REDES E FORUNS DE CIDADANIA DO ESTADO DO MARANHÃO.

VALDEJANE COSTA disse...

Oh, glória a Deus, até que enfim, aí está a resposta cabalmente visível pra o cnj crê que no Maranhão a justiça anda de mãos dadas com os corruptos. E, será que agora vai?

Anônimo disse...

De batalha em batalha venceremos a guerra, esse fato só nos dará mais força para lutar, na certeza de que esta é a coisa certa a fazer.

IVAN SOUSA, Belágua

EDNOLIA disse...

COMO PODEMOS OBSERVAR, O MOVIMENTO SOCIAL VEM ABRINDO MENTES DE MUITA GENTE, NA ULTIMA QUARTA FEIRA HOUVE UM SEMINÁRIO NO AUDITÓRIO DO TRBUNAL DE JUSTIÇA EM SAO LUIS, ONDE MEMBRO DE DIVERSAS INSTITUIÇÕES TIVERAM PRESENTES PARA REIVINDICAREM OS SEUS DIREITOS E MOSTRAREM QUE O MARANHÃO PRECISA ANDAR NO RUMO CERTO, O TEMPO DO CORONELISMO JÁ ESTÁ ULTAPASSADO AGORA O QUE REINA É AJUSTIÇA,NESSA OPRTUNIDADE FIZEMOS COBRANÇAS AOS TÉCNICOS DO INSS, CGU, RECEITA FEDERAL ENTRE OUTRAS, EU PARTICULAMENTE USEI A PALAVRA E COBREI COM CERTA VEEMENCIA QUE ALGO TINHA QUE SER FEITO URGENTE PELO NOSSO ESTADO POIS JÁ SETAVAMOS CANSADOS TE TANTA FRAUDE QUE ASSOLAVAM OS NOSSOS MUNICIPOS E DEIXAVAM NOSSA POPULAÇAO CARENTE CADA VEZ MAIS LONGE DA JUSTIÇA SOCIAL, QUE EAR INACEITAVEL A FORMA COMA ERA CONDUZIDA A JUSTIÇA EM NOSSO PAIS, POIS CADA DIA QUE PASSA AS COISA FICAVAM MAIS DISTANTES DAQUELES QUE REALMENTE NECESSITAM DE AJUDA, MAS ACREDITO QUE ESSE MOVIMENTO SOCIAL VEM FORMANDO MENTES QUE ORA EATAVAM ADORMECIDAS.UM ABRAÇO. EDNOLIA DE TURILANDIA.

Anônimo disse...

ACEDITO QUE A PROPORÇAO QUE ESSES CORONEIS DOS TRIBUNAIS PASSAREM A SEREM FISCALIZADOS PELA SOCIEDADE MUITA MASCARA VAI CAIR, ENTAO SÓ ASSIM TEREMOS UMA JUSTIÇA MAIS JUSTA E VOLTADA REALMENTE PARA AQUELES QUE TEM DIRETO, ISSO SE DAR A UM GRANDE AVANCO DOS MOVIMENTOS SOCIAS DO NOSSO ESTADO. UM ABRAÇO , EDNOLIA, TURILANDIA.

EDNOLIA disse...

ACEDITO QUE A PROPORÇAO QUE ESSES CORONEIS DOS TRIBUNAIS PASSAREM A SEREM FISCALIZADOS PELA SOCIEDADE MUITA MASCARA VAI CAIR, ENTAO SÓ ASSIM TEREMOS UMA JUSTIÇA MAIS JUSTA E VOLTADA REALMENTE PARA AQUELES QUE TEM DIRETO, ISSO SE DAR A UM GRANDE AVANCO DOS MOVIMENTOS SOCIAS DO NOSSO ESTADO. UM ABRAÇO , EDNOLIA, TURILANDIA.